News

Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

12/06/2021
Fonte: Clínica Cardio Cirúrgica Campinas

Dia 12 de junho é o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita.

Em razão da data, o Dr. Fernando Antoniali, cirurgião cardiovascular da Clínica Cárdio Cirúrgica Campinas, participou de uma reunião que também contou com a presença do Ministro da Saúde, V. Ex. Dr. Marcelo Queiroga, dentre outros médicos especialistas.

A data marca a importância do diagnóstico precoce da doença que pode garantir mais chances de vida ao recém-nascido. Um pré-natal adequado pode salvar vidas.

SOBRE A CARDIOPATIA CONGÊNITA

As cardiopatias congênitas são um grupo de condições clínicas decorrentes de anormalidades estruturais no aparelho cardiocirculatório, presentes já ao nascimento, que variam muito nas formas patológicas e na intensidade dos sintomas, que podem estar presentes logo ao nascimento ou somente surgirem mais tarde na infância.

Apesar de uma incidência relativamente alta, cerca de um entre cem nascimentos, a população em geral não está consciente sobre os sintomas, consequências e tratamentos das cardiopatias congênitas, deixando por vezes de procurar assistência médica e colocando em risco o desenvolvimento e até a sobrevivência de muitas crianças.