News

Dia Nacional da Doação de Órgãos 2020

Dia Nacional da Doação de Órgãos 2020

27/09/2020
Fonte: Ministério da Saúde

27 de Setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos

A doação de órgãos ou de tecidos é o ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.

Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso, a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais realizam transplantes - atrás apenas dos Estados Unidos - ainda assim, temos mais de 34 mil brasileiros que aguardam por um transplante.

Assista ao vídeo da Campanha de incentivo à Doação de Órgãos 2020 do Ministério da Saúde clicando no link https://www.instagram.com/cardiocirurgicacampinas