O implante de valva transcateter (TAVI) é uma modalidade terapêutica nova e revolucionária. Permite o implante de uma prótese valvar em pacientes muitas vezes sem condições de cirurgia convencional.
A estenose valvar aórtica é bastante prevalente na população idosa e, quando começam os sintomas (dor no peito, cansaço ou desmaios), a evolução é muito ruim e o risco de morte sem tratamento é alto.
Hoje, a troca da valva por cirurgia convencional constitui o tratamento de escolha para a estenose aórtica grave sintomática.
O implante de valva aórtica por cateter pode ser feito por duas vias: transfemoral ou transapical.
Na via transfemoral, todo o procedimento é feito através da virilha, com a valva sendo implantada por cateteres, que navegam por dentro do sistema arterial, desde a artéria femoral até a o coração. A valva doente é dilatada por um balão e a prótese é implantada. O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional.
Na via transapical, quando o acesso femoral não é adequado, uma pequena incisão é feita no lado esquerdo do tórax, abaixo do mamilo. O sistema da valva com cateter é introduzido diretamente no coração pela ponta do ventrículo esquerdo, dilatando a valva e liberando a prótese em cima da valva doente, aliviando a obstrução.
Nosso grupo foi um dos pioneiros no Brasil e o primeiro grupo do interior do Estado de São Paulo. Atualmente, nossos cirurgiões estão certificados para implante de todos os modelos destas próteses e com grande experiência em todas as vias de acesso (transfemoral e transapical).
Como nosso grupo sempre avalia todos os casos em formato multiprofissional, e como temos acesso a todas terapêuticas da valva aórtica, oferecemos o melhor e mais seguro tratamento a médio prazo.