Cirurgias

Doenças nas valvas cardíacas

Doenças nas valvas cardíacas

O sangue circula em nosso coração em uma única direção, controlado pelo sistema de quatro valvas: a mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar.

Se ocorrer alguma alteração que impeça a abertura ou fechamento apropriado, o coração perde a habilidade de bombear o sangue adequado para o corpo.

A valva cardíaca pode ter sido inapropriadamente formada, ter sofrido alterações degenerativas, acometida por infecção, ou ter alterações nas estruturas que a suporta. Estas alterações acarretam estreitamento da valva (chamada estenose), outras vezes falha no fechamento, permitindo vazamento (chamado regurgitação ou insuficiência).

Sintomas

Muitos pacientes com doença valvar não têm sintomas. Outros notam que os sintomas se desenvolvem com o tempo. Os sintomas mais comuns são: dor no peito ou pressão, tosse, vertigem, fadiga, falta de ar, palpitações, inchaço no tornozelo e pés.

Diagnóstico

É feito pela história clínica do paciente, e pelo exame físico do paciente. Enorme avanço ocorreu na última década com o método de imagem, particularmente com o ecocardiograma tridimensional. Estes exames de imagem permitem a identificação da anormalidade e da extensão da doença valvar. O ecocardiograma é fundamental para a análise diagnóstica, do preparo pré-operatório.

Tratamento

Inicialmente o tratamento medicamentoso é instituído para melhora dos sintomas e tomada de decisão quanto à indicação do melhor tratamento e do momento ideal para cirurgia.   Decide-se por cirurgia, quando temos uma combinação de fatores: quantidade de regurgitação de sangue, grau de estreitamento da valva (estenose), tamanho das cavidades cardíacas, presença de arritmias, sintomas ou elevação da pressão pulmonar.

Opções cirúrgicas

Fazemos uma avaliação profunda e minuciosa para decidirmos qual a melhor opção terapêutica e o momento mais oportuno.   As valvas cardíacas podem ser corrigidas por um reparo (plastia) ou pela troca da valva por uma prótese artificial. Basicamente existem dois tipos de próteses cardíacas: as biológicas e as metálicas.  Iremos discutir com você e com seu cardiologista para escolhermos a opção mais conveniente de acordo com seu caso clínico e estilo de vida.

Cirurgia Cardíaca Valvar Mininvasiva

Tradicionalmente, a cirurgia cardíaca é realizada com uma incisão no centro do peito, no esterno. Com o avanço das técnicas e da tecnologia, atualmente conseguimos fazer muitas cirurgias com incisões muito menores, seja no centro do tórax ou ao lado do mamilo. Com incisão pequena, feita no tórax, do lado direito, é possível abordarmos a valva mitral, valva tricúspide e, em casos selecionados, a valva aórtica. É um grande avanço cosmético e permite uma recuperação mais rápida.