News

Reparação endovascular (transcateter)

Reparação endovascular (transcateter)

22/06/2020
Fonte: Clínica Cardio Cirúrgica Campinas

As doenças da aorta precisam de avaliação especializada. Uma das formas mais graves de acometimento e que leva a risco de morte, é a dissecção da aorta torácica. O tratamento envolve como primeira opção e, muitas vezes a única, a correção cirúrgica. Entretanto, existem pacientes que apresentam um risco muito elevado para a cirurgia, especialmente os mais idosos.

A equipe da Clínica Cardio Cirúrgica de Campinas é especializada em doenças da aorta e utiliza as técnicas mais atuais para obter os melhores resultados, inclusive em grupos de pacientes que apresentam fatores de risco para as cirurgias convencionais. Um dos exemplos dessas técnicas é o tratamento de dissecções de aorta por meio de cateter (endovascular) mesmo em partes da aorta antigamente de difícil acesso, como nos pontos mais próximos ao coração.

Assim sendo, um paciente frágil em estado crítico com dissecção aórtica tipo A de Stanford pode se submeter, por meio dessa técnica, à reparação endovascular (transcateter) total da aorta ascendente, arco aórtico e preservação dos vasos supra-aórticos, com maiores chances de êxito.